Existe uma ilha no Extremo Oriente que, em meados do século XVI, os navegadores portugueses chamavam de “Ilha Formosa” que significa “bela ilha” pela sua beleza. Ainda hoje esta ilha é às vezes chamada de Formosa, mas o nome mais usado hoje é Taiwan. Atualmente a ilha não é muito conhecida pelo turismo, e certamente não é um dos destinos mais procurados pelo turismo europeu e brasileiro.
A COSTA DA ILHA
Mas Taiwan certamente tem vários aspectos interessantes para o viajante. A ilha fica de frente para o estreito de Taiwan a oeste e o oceano Pacífico a leste. No extremo sul da ilha está o Parque Nacional de Kenting, uma das mais belas paisagens costeiras da ilha. Enquanto no lado oposto, no extremo norte está o Geoparque Yehliu com estranhas formações rochosas.
Espetacular é a selvagem costa leste, aquela com vista para o Oceano Pacífico. Aqui, o penhasco Qingshui é um dos locais mais espetaculares da costa do Pacífico de Taiwan. A falésia tem mais de 1.000 metros de altura e desce quase verticalmente até ao mar. Esta parte da costa é atravessada pela futurística rodovia Suao-Hualien que a atravessa com longos túneis.
MONTANHAS MUITO ALTAS
A ilha é surpreendentemente montanhosa. Suas montanhas incluem mais de 250 picos que ultrapassam os três mil metros de altura. A montanha mais alta é a Yu Shan ou Jade Mountain que atinge 3.952 metros e faz de Taiwan a quarta ilha mais alta do mundo, depois de Nova Guiné, Havaí e Bornéu. Entre as áreas naturais mais interessantes da ilha estão o Desfiladeiro Taroko, o Lago Sun Moon e a Área Cênica Nacional de Alishan. Todos esses locais estão localizados no coração montanhoso de Taiwan.
ABORÍGENES
Outra característica interessante da ilha são seus habitantes. 95% da população é de etnia chinesa, mas os antigos habitantes da ilha, que hoje representam uma pequena minoria, mantêm suas línguas e tradições. A maior parte da população indígena de Taiwan vive nas áreas montanhosas ao longo da costa leste. Suas línguas não pertencem à família da língua chinesa, mas à família das línguas austronésias e são escritas no alfabeto latino. Mais de 70% deles são cristãos.
GASTRONOMIA
Outro aspecto interessante da ilha é a sua gastronomia, que foi influenciada por vários países vizinhos e que tem como base essencial o marisco, de excelente qualidade e frescura. Excelente fruta também é cultivada e produzida na ilha. Você também pode saborear especialidades chinesas e japonesas. Finalmente, um excelente chá é produzido na ilha.
EDIFÍCIOS HISTÓRICOS
Na ilha existem alguns templos antigos interessantes da religião tradicional chinesa, como Bangka Lungshan e Dalongdong Baoan em Taipei. Poucos sabem, mas Formosa foi uma colônia holandesa no século XVII e por algumas décadas os espanhóis também tiveram bases fortificadas ao longo da costa da ilha. Alguns vestígios deste período permanecem em Tainan (Fort Zeelandia e Fort Provintia) e em Tansui (Fort San Domingo).
MODERNIDADE
A capital Taipei abriga um dos edifícios modernos mais altos do mundo, o Taipei 101. Este arranha-céu foi a estrutura mais alta do planeta entre 2004 e 2009, até que seu recorde foi superado pelo Burj Khalifa em Dubai.
COMO CHEGAR
Taiwan é servida por três aeroportos internacionais importantes e está bem conectada com a maioria dos países asiáticos. O Aeroporto Internacional Taoyuan de Taipei é o mais importante e o único com voos de outros continentes, incluindo América do Norte, Europa e Oceania. China Airlines é a companhia aérea de Taiwan.