São Vicente e Granadinas (Saint Vincent and the Grenadines) é uma monarquia constitucional, associada à Comunidade Britânica. O Estado está situado nas Pequenas Antilhas entre o Mar do Caribe a oeste e o Oceano Atlântico a leste e ao norte de Granada e ao sul de Santa Lúcia. Consiste da ilha de São Vicente e das Granadinas do Norte (Bequia, Petite Nevis, Quatre, Bettowia, Baliceaux, Mustique, Petite Mustique, Savan, Petite Canouan, Canouan, Mayreau, Tobago Cays, Union Island, Petit Saint Vincent e Palm Island). A capital de Kingstown está localizada ao longo da costa sul da ilha de São Vicente.
Tanto São Vicente que as Granadinas são ilhas de origem vulcânica. A ilha de São Vicente, quase totalmente montanhosa, é dominada pelo vulcão Soufrière com 1.234 metros, que è a montanha mais alta do país.
A economia das ilhas é baseada na agricultura com o cultivo de banana, noz-moscada, maça, coco, algodão, cana-de- açúcar e araruta – um tipo especial de amido – , de que São Vicente é o maior produtor mundial. Além disso a pecuária, os ativos financeiros e a pesca têm um papel importante. O turismo está em desenvolvimento, especialmente nas Ilhas Granadinas.
A ilha de São Vicente foi descoberta em 1498 por Cristóvão Colombo durante a sua terceira viagem, mas por causa da agressividade dos Caribes, que viviam ali, não foi colonizada. Somente no início do século XVIII a ilha foi ocupada pelos franceses, que começaram a criar plantações com o trabalho de escravos transportados da África. No final do século XVIII a ilha mudou para o controle do Reino Unido da Grã-Bretanha e a Irlanda.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 389 km² – terras aráveis 28%, prados e pastagens 5%, florestas e arbustos 36%, terras incultas e improdutivas 31%
- População: 120.000 (situação de 2008) – africanos 82%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) e mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 14%, asiáticos 3%, europeus 1%
- Capital: Kingstown.
- Língua oficial: A língua oficial é o inglês. Fala-se um crioulo inglês.
- Religião: Protestantes 80% (anglicanos 47%, metodistas 28%), católicos romanos 13%
- Moeda: Dólar do Caribe Oriental (XCD)
- Fuso horário: UTC–4