Quirguistão (Kyrgyz Respublikasy) é uma república presidencial na Ásia Central, que é limitada a norte pelo Cazaquistão, a leste pela República Popular da China, a sul pela China e o Tajiquistão e a oeste pelo Uzbequistão. A capital e a cidade principal do país é Bisqueque (Bishkek), antigamente Frunze.
O território do país é por mais de 90% montanhoso, dominado pelas altas cadeias de Alaj – o extremo norte do maciço de Pamir – e pelo Ala-Tau e o Kokshal-Tau, uma parte do maciço de Tian Shan. A montanha mais alta do país, o Jengish Chokusu/Pik Pobedy com 7.439 metros está localizada no extremo leste do país ao longo da fronteira com a China na cadeia de Kokshal-Tau.
No nordeste do país as serras do Kokshal-Tau e do Ala Tau são separadas umas das outras pela grande depressão do lago Issyk-Kul com 6.100 km². Os principais rios de Quirguistão são o Cu, o Talas e o Naryn, que atravessa o país de leste a oeste até que junta-se ao Syr-Darya no vale de Fergana no Uzbequistão.
A economia de Quirguistão é baseada na agricultura (algodão, linho, beterraba, arroz, tabaco, cereais, uvas, legumes, frutas), na pecuária (ovinos, bovinos, iaques e cavalos) e nos importantes recursos subterrâneos (carvão, urânio, ouro, gás natural e petróleo). A indústria do país desenvolveu-se no setor de mineração, têxtil e de transformação de produtos agrícolas e pecuários.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 199.900 km²: Área arável 7%, prados e pastagens 43%, florestas e arbustos 3%, terra inculta e improdutiva 47%
- População: 5.250.000 (dados de 2005) – quirguizes 70%, uzbeques 14%, russos 9%, tártaros 2%
- Capital: Bisqueque (Bishkek).
- Línguas oficiais: As línguas oficiais são o quirguiz e o russo.
- Religião: muçulmana 85%, cristã ortodoxa 10%.
- Moeda: Som quirguiz (KGS)
- Fuso horário: UTC+6 horas.