O Palácio de Buckingham é a residência oficial desde 1837 da monarquia britânica em Londres. O prédio, originalmente conhecido como Buckingham House, foi a casa natal dos Duques de Buckingham, que eram os proprietários desde o início do século XVIII. Em 1762 a casa foi comprada pelo rei George III e utilizada como sua residência privada.
Em 1762 o arquiteto John Nash começou a reforma e a ampliação do edifício, durante a qual foram formadas três alas em torno dum pátio central. As últimas grandes adições estruturais foram feitas no tempo da rainha Vitória, quando foram demolidas as alas norte e sul do edifício, que foram reconstruídas em maior escala e com a adição dum arco triunfal, o Marble Arch, comemorando as vitórias britânicas em Trafalgar e Waterloo.
Em 1913 a frente oriental da fachada foi coberta de pedra de Portland por Sir Aston Webb. Hoje o palácio é a residência oficial da Rainha Isabel II.
Algumas áreas do Palácio de Buckingham estão abertos aos visitantes numa maneira regular. Os quartos dos State Rooms estão abertos a turistas em agosto e setembro. Estes quartos são o lar de algumas das obras-primas das colecções reais: pinturas de Rembrandt, Rubens, Vermeer, Poussin, Canaletto e Claude; esculturas de Canova e Chantrey; porcelana de Sèvres e móveis antigos de estilo inglês e francês.
Junto ao Palácio de Buckingham encontram-se os jardins do Green Park, os Jardins do Palácio de Buckingham e o St. James’s Park. O maior parque Hyde Park não está longe.
Horárario de funcionamento: 26 de julho – 24 de setembro: Aberto todos os dias: 09.45-18.00 (última admissão: 15.45). Preços: Adultos £ 14,00. Mais de 60 anos/alunos £ 12,50. Crianças menores de 17 anos £ 8,00. Crianças menores de 5 anos: entrada livre. Famílias £ 36,00 £ (2 adultos e 3 menores de 17 anos).
Como chegar: Para chegar ao Palácio de Buckingham pode usar as paragens de metro de Green Park, St. James Park, Victoria e Hyde Park Corner.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.