O Pico Diran (Diran Peak) faz parte da cordilheira Karakorum, a cordilheira mais alta do planeta depois do Himalaia. Esta montanha está localizada no norte do Paquistão e faz parte da cadeia Rakaposhi-Haramosh no oeste do Karakoram.
Seu cume pode ser visto do vale de Hunza, que é facilmente acessível graças à Rodovia do Karakorum (Karakorum Highway). Nos dias sem nuvens esta bela montanha destaca-se acima do vale em toda a sua beleza. Do Eagle’s Nest, um miradouro sobre o vale de Hunza, pode admirar esta montanha junto com os outros picos da cadeia: O Rakaposhi com 7.788 metros e o Haramosh com 7.409 metros.
O Pico Diran é uma montanha em forma de pirâmide, que atinge uma altura de 7.266 metros. Seu cume é perpetuamente coberto de gelo. Ao longo das paredes da montanha existem algumas glaciares. A primeira subida ao topo desta montanha foi realizada em 1968 por uma expedição austríaca.
A única época do ano, em que é possível escalar esta montanha, são os meses de verão entre junho e meados de setembro. Mas considere, que neste momento a monção indiana pode chegar ao Paquistão. Nesta área do Paquistão o efeito das monções é felizmente limitado pela presença do sul da cadeia do Himalaia, que bloqueia a maioria das nuvens, limitando a força das monções. Mas a monção atinge ainda essa área e o clima pode mudar muito rapidamente com a neve, que pode cair em grandes altitudes e com as fortes chuvas, que caem em altitudes mais baixas.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
Página do Escritório de Turismo do Paquistão.