O Grão-Ducado do Luxemburgo (Grand-Duché de Luxembourg/Großherzogtum Luxemburg/Groussherzogtum Lëtzebuerg) é uma monarquia constitucional que faz parte da União Europeia. O estado é dividido em três distritos (Diekirch, Grevenmacher, Luxemburgo), que por sua vez estão divididos em 12 cantões. A capital é a cidade de Luxemburgo. O país é limitado a norte e a oeste com a Bélgica, a leste pela Alemanha e a sul pela França.
O norte do país, chamado Ösling, tem uma área caracterizada por colinas onduladas e baixas montanhas que fazem parte das Ardenas. Nesta área é o ponto mais alto do Luxemburgo, a montanha Kneiff (560 metros).
A parte sul do Luxemburgo é chamado Gutland. Tem morros e planícies com amplos vales cultivadas. O principal rio é o Sauer (Sûre), um afluente do Mosela.
O Luxemburgo é a sede de inúmeras instituições e agências da União Europeia bem como sendo um grande centro financeiro europeu. A espinha dorsal da economia do Luxemburgo são principalmente os bancos e sociedades de seguros e a indústria de aço. A agricultura e a produção de vinho são importantes também.
A história de Luxemburgo começa por volta do século X com a construção do Castelo de Luxemburgo, que séculos mais tarde foi transformado num Estado de grande valor estratégico. Nos séculos XIV e XV três membros da Casa de Luxemburgo reinaram como imperadores do Sacro Império Romano, mas a dinastia chegou ao fim no século XV, devido à falta de herdeiros de sexo masculino. O país foi então controlado pelos Bourbons, os Habsburgos, os Hohenzollern e os franceses.
Após o Congresso de Viena o país tornou-se um Grão-Ducado dentro da Confederação Germânica em união pessoal com os Países Baixos e foi governado como uma província dos Países Baixos até 1839, quando Luxemburgo tornou-se independente. Luxemburgo é um dos seis países fundadores da Comunidade Económica Europeia, que tornou-se a União Europeia.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 2.586 km²
- População: 460.000 (Luxemburgueses 60%, estrangeiros 40% (portugueses 16%, franceses 6,6%, italianos 4,3%, belgas 3,4% e alemães 2,2%).
- Capital: Luxemburgo
- Línguas oficiais: O Francês e o Alemão. A língua nacional é o luxemburguês.
- Religião: Católicos, Protestantes.
- Moeda: Euro (EUR)
- Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.