As cidades de Vilnius e Kaunas/Kauen são os principais destinos turísticos da Lituânia. A capital Vilnius, cujo centro histórico faz parte do Património Mundial da UNESCO, é uma cidade cheia de prédios de vários estilos do gótico ao renascentista, do barroco ao rococó. Kaunas/Kauen, a segunda maior cidade do país, é uma cidade bonita com uma cidade medieval charmosa com uma grande catedral gótica e vários outros edifícios de prestígio.
Nos arredores da capital situa-se o espetacular castelo de Trakai/Traken, construído numa ilha dum lago. Vale também a pena visitar a pequena cidade de Trakai/Traken, que no século XIV foi a capital da Lituânia. Entre as curiosidades do país entre Vilnius e Kaunas o sítio arqueológico de Kernavė/Kernau, também Património Mundial da UNESCO, que mostra os restos de antigos povoados fortificados e cemitérios pré-históricos, bem como restos de fortificações medievais.
Ao longo da costa do Báltico é Klaipeda, o Memel antigo, o principal porto do país, o que em tempos medievais era um importante porto da Liga Hanseática e uma cidade controlada pelos Cavaleiros Teutônicos. O seu centro histórico mostra sinais de arquitetura e cultura alemã, que uma vez foi predominante na cidade. Para o leste de Klaipeda é Kretinga/Krottingen, uma vila com uma bela cidade antiga e famosa por seu Jardim de Inverno, a Orangerie, com muitas plantas exóticas.
Ao longo da costa curta do Mar Báltico da Lituânia existem balneários famosos e populares como Palanga/Polangen, caracterizado por uma praia longa e bela e povoações mais pequenas costeiras como Nida/Nidden e Juodkrantė/Schwarzort, localizadas no Istmo da Curlândia (Kuršių nerija). É uma longa faixa de areia, que pertence a metade à Lituânia e a outra metade à Federação Russa, que separa o Mar Báltico da Lagoa da Curlândia (Kuršių marios). Todo o pontal foi declarado património mundial pela UNESCO por causa da natureza e da paisagem importante com suas dunas especiais móveis, que estão entre as maiores da Europa.
Para o norte de Kaunas é a pequena cidade histórica de Kėdainiai/Kedahnen, uma das mais antigas da Lituânia. A poucos quilómetros de Kaunas encontra-se o mosteiro de Pažaislis, o mais belo exemplo de edifício barroco italiano do país. As duas mais importantes estâncias termais da Lituânia são as vilas de Birštonas, localizada ao sul de Kaunas, e Druskininkai perto da fronteira sul com a Bielorrússia.
No norte da Lituânia a dez quilómetros ao norte da cidade de Šiauliai/Schaulen fica o Monte das Cruzes (Kryžių kalnas) numa colina, onde há milhares de cruzes colocadas por peregrinos. A origem deste costume é desconhecida, mas pegou muito vigor durante a era comunista como um símbolo de rebelião contra a ocupação soviética.
A natureza da Lituânia, formada principalmente por paisagens naturais, que consistem de lagos e florestas, é protegida por cinco pequenos Parques Nacionais. Os maiores são os de Aukštaitija e Dzukija. Além destes Parques há vários parques regionais.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.