Liechtenstein (Fürstentum Liechtenstein) é um pequeno principado que está embutido nos Alpes entre a Suíça e a Áustria. O país é uma monarquia constitucional, dividida em 11 comunas (Gemeinden) e tem Vaduz como sua capital.
O principado não faz parte da União Europeia e é a sexta más pequeña nação independente do mundo em superfície (após o Vaticano, Mónaco, Nauru, Tuvalu e São Marinho).
A superfície do Liechtenstein é formada por montanhas e vales. A leste é o pico mais alto do país o Grauspitz com 2.599 metros, enquanto a fronteira ocidental com a Suíça é marcada pelo rio Reno.
Em Liechtenstein a economia é próspera graças à boa política fiscal implementada no principado. As principais actividades são a indústria transformadora e os serviços. O turismo também desempenha um papel importante.
A região do Liechtenstein foi ocupada pelos romanos, uma estrada romana cruzava o território no sentido sul-norte ao longo do curso do rio Reno. Liechtenstein tem origem na Idade Média, quando os Senhores de Vaduz e Schellenberg se juntaram para formar uma única entidade estatal. O pais foi estrategicamente localizado ao longo de uma rota de trânsito entre a Áustria ea Suíça.
Era apenas no início do século XVIII que o Liechtenstein tornou-se um principado independente como um feudo do Sacro Império Romano. O principado foi governado como uma monarquia constitucional hereditária através da linha masculina, pela família de origem austríaca, Liechtenstein.
O principado de Liechtenstein é um estado sem um exército. Na verdade, desde 1868, tenha declarado neutro e sua neutralidade foi respeitada durante a Primeira Guerra Mundial e durante a Segunda Guerra Mundial.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 160 km²
- População: 35.000
- Capital: Vaduz
- Língua oficial: O Alemão.
- Religião: Católicos (76%), Protestantes (7%), Muçulmanos (5%).
- Moeda: Franco Suiço (CHF)
- Fuso horário: UTC +1, Verão (UTC+2).