Home/Ásia/Irã/O Irão clima: quando ir para o Irão/Irã
Detalhe de Mehrab ilkhanide ao longo do corredor coberto da entrada oriental da mesquita, Grande Mesquita (Mesquita Jāmeh), Isfahan, Irã. Autor e Copyright Marco Ramerini
Por causa do seu tamanho e a sua geografia o Irão é um país com um clima muito diverso. Predomina no país um clima típico de estepe árida, que no planalto iraniano tem um caráter continental marcado. O clima do Irão é fortemente influenciado pela presença e a conformação das montanhas. No sul as montanhas impedem aos ventos provenientes do mar a introdução de humidade no interior tornando o clima da maior parte do país muito árido.
No planalto iraniano, cuja altura média é de 1.000 metros, a maior parte da baixa precipitação anual cai entre novembro e abril. Na região do planalto iraniano as precipitações anuais fazem registrar valores de 250 mm ou menor. As temperaturas no planalto iraniano sofrem mudanças extremas, tanto diurnamente, quanto sazonalmente. No inverno existem temperaturas diárias perto de zero, enquanto no verão apesar da altitude as temperaturas muitas vezes são superiores a 30°C.
No noroeste do Irão os invernos são frios com fortes nevascas. As temperaturas são debaixo de zero nos meses de dezembro e janeiro. A primavera e o outono são temporadas leves, enquanto os verões são quentes e secos. Ao longo do Mar Cáspio o clima é subtropical com invernos amenos e verões frescos. Nesta área do Irão, devido à presença dos montes Elbruz, as chuvas são abundantes e excedem largamente 1.000 mm por ano e nalguns lugares mais ocidentais chegam até 2.000 mm por ano. Ao longo da costa do Mar Cáspio as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, mas são mais intensas entre setembro e março. Nesta região as temperaturas raramente caem debaixo de zero mesmo no inverno e as temperaturas do verão raramente ultrapassam os 29°C.
No sul do país os invernos são suaves e os verões são quentes com temperaturas altas, que durante os dias do verão podem chegar a valores próximos de 40°C. As planícies costeiras ao longo do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã tem invernos amenos e verões quentes e húmidos. Na planície de Khuzestan, que está localizada no sudoeste do Irão na fronteira com o Iraque o calor do verão é acompanhado de alta humidade. Nos vales mais altos das montanhas de Zagros a precipitação anual atinge valores de mais de 500 mm. Nas montanhas de Zagros os invernos são rígidos com temperaturas debaixo de zero e fortes nevascas.
A temperatura da água do mar do Irão é alta. Durante julho e agosto atinge e ultrapassa 32°C, enquanto em fevereiro, o mês, em que a água do Golfo Pérsico é a mais fria, manteve-se acima de 22°C. Com estas temperaturas a natação no Golfo Pérsico existe durante o ano inteiro.
QUANDO IR PARA O IRÃO/IRÃ
Devido à vastidão do país e à diferença dos climas presentes, é difícil estabelecer uma estação ideal para visitar o Irão. No planalto iraniano, onde existem os mais visitados e os mais interessantes pontos turísticos do país, as melhores épocas para visitar são a primavera e o outono. Estas estações têm temperaturas amenas e céu sereno. Devem ser evitados os meses de verão por causa do calor sufocante e os meses de inverno por causa da frieza intensa.