As Ilhas Faroé ou Féroe (Føroyar) são um arquipélago no Oceano Atlântico Norte entre a Grã-Bretanha, a Islândia e a Noruega. O arquipélago é composto por 18 ilhas localizadas a uma curta distância entre eles. A maior ilha é a de Streymoy (373 km²), localizada no centro do arquipélago. Nesta ilha encontra-se a capital Tórshavn.
Outras grandes ilhas das ilhas centrais do arquipélago são Vágar com 176 km² e Eysturoy com 286 km². No sul encontram-se as ilhas de Sandoy com 125 km², Skuvoy e Suðuroy com 163 km²). A última é a ilha mais meridional das Ilhas Faroé. Ao nordeste da ilha de Eysturoy situam-se as ilhas de Kalsoy, Kunoy, Borðoy com 96 km², Fugloy, Svinoy e Vidoy com 41 km². A última é a ilha mais setentrional do arquipélago.
As ilhas são selvagens e rochosas com algumas baixas montanhas. As costas são na sua maioria formada por falésias. As Ilhas Feroe são notórias por ter as maiores falésias da Europa. O ponto mais alto do arquipélago é o Mount Slættaratindur com 882 metros acima do nível do mar, situado na parte setentrional da ilha Eysturoy.
As Ilhas Faroé são parte da Dinamarca. São uma província com ampla autonomia. A capital do arquipélago é a cidade de Tórshavn na ilha de Streymoy. A pesca é a principal atividade dos moradores das Ilhas Faroé. A riqueza das águas do Atlântico em todo o arquipélago é proverbial. A pastorícia é práticada nas ilhas. São criadas ovelhas. As Ilhas Faroé foram colonizadas a partir do século IX por populações de origem norueguesa.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 1.399 km²
- População: 48.500
- Capital: Tórshavn
- Língua: Feroês, Dinamarquês
- Religião: 84% da população pertence à igreja estabelecida: o luteranismo evangélico.
- Moeda: Coroa feroesa (DKK)
- Fuso horário: UTC 0, Verão (UTC+1)