Os Países Baixos – a Holanda – (Koninkrijk der Nederlanden) são uma monarquia constitucional, incluindo as ilhas das Antilhas Neerlandesas e Aruba no Caribe. O país é limitado a leste pela Alemanha, a sul pela Bélgica, está banhado para o norte e oeste do mar do Norte. As principais cidades são: Amesterdão, Haia, Roterdão, Utrecht, Hilversum, Haarlem e Groningen.
Características especiais do território neerlandês é que ele está situado a cerca de dois quintos abaixo do nível do mar e é protegido por diques e dunas, uma longa série de terras baixas aluviais está a um nível próximo daquele do mar e deve ser defendido por barragens.
Para defender a Holanda a partir do mar foram construídos diques, barragens e canais que tornaram possível a rasgar ao mar vastas extensões de terra chamadas pólderes. O Vaalserberg é o ponto mais alto dos Países Baixos (322,7 metros). Os mais importantes rios do país são o Reno e o Mosa.
A Holanda, historicamente conhecida como as Províncias Unidas, foi um dos impérios comerciais e coloniais mais importantes da história. Nos séculos XVII e XVIII a Holanda controlou pela Companhia das Índias Orientais (VOC) as mais importantes rotas marítimas para os mercados asiáticos, onde eram cultivadas as preciosas especiarias.
O país ainda mantém um papel importante no comércio internacional graças à sua localização estratégica no coração da Europa. Seus portos estão entre os mais importantes do mundo. A sua indústria está bem avançada e o país é o lar de grandes empresas multinacionais.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 41.528 km²
- População: 16.258.000
- Capital: Haia é a sede do governo. Amesterdão (capital constitucional).
- Língua oficial: O Neerlandês. O Inglês é falado por uma grande maioria da população e muita gente conhece o Alemão também.
- Religião: Protestantes e Católicos. Minoria islâmica.
- Moeda: Euro (EUR)
- Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2)