A ilha de Granada (Commonwealth of Grenada) é uma monarquia constitucional associada à Comunidade Britânica de Nações, localizada nas Pequenas Antilhas entre o Mar do Caribe a oeste e o Oceano Atlântico a leste, ao norte de Trinidad e Tobago e ao sul de Saint Vincent e Granadinas.
O Estado consiste da ilha de Granada e das Granadinas do Sul (Carriacou, Ronde Island, Petite Martinique). A capital e principal porto é a cidade de Saint George’s, que está localizado ao longo da costa do sudoeste de Granada.
A ilha de Granada com 311 km² é uma ilha montanhosa de origem vulcânica. A maior montanha é o Mount St. Catherine com 840 metros. No arquipélago das Granadinas existem a Granada, Carriacou com 33 quilômetros quadrados, também uma ilha de origem vulcânica, e outras ilhas como Ronde Island e Petite Martinique. A ilha de Granada é a mais meridional das Ilhas de Barlavento (Windward Islands). As costas de Granada são íngremes e escarpadas ao longo da parte ocidental, enquanto a costa oriental tem uma forma mais doce.
A economia das ilhas do arquipélago de Granada é baseada sobre a agricultura da noz-moscada – Granada é o segundo maior produtor do mundo – e doutras especiarias como a canela, o cravo e o gengibre e depois de cacau, frutas cítricas, bananas, coco e cana de açúcar. A pesca e o turismo são importantes.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 344 km²: terras aráveis 33%, prados e pastagens 3%, florestas e arbustos 9%, terras incultas e improdutivas 55%.
- População: 110.000 (situação em 2005): africanos 82%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 12%, asiáticos 3%, europeus 3%).
- Capital: Saint George’s.
- Língua oficial: A língua oficial é o inglês. Fala-se um crioulo inglês e um crioulo francês (15%).
- Religião: Cristãos 99%: católicos 53%, protestantes 46%: anglicanos 13% e outros protestantes 33%.
- Moeda: Dólar do Caribe Oriental (XCD)
- Fuso horário: UTC-4.