A Grécia é o berço da civilização clássica. Os visitantes do país devem ter sempre em conta a sua história e as suas belezas arqueológicas, que se refletem especialmente na acrópole de Atenas e no Partenon, mas também nos restos da civilização minóica com os suntuosos palácios de Knossos e Phaistos e nos restos da civilização micênica, que deixou ruínas em Micenas com a pitoresca Porta do Leão, Tirinto e Tebas.
Os lugares dos antigos santuários dos deuses gregos, como Olympia, Delfos e Delos são ainda destinos fascinantes arqueológicos, bem como outros monumentos da antiguidade clássica como o teatro de Epidauro, que atraem turistas do mundo inteiro. A Grécia tem traços de todos os povos que a dominaram desde os romanos, os bizantinos, os turcos até os venezianos.
A arte bizantina é um outro aspecto fascinante duma viagem na Grécia. Os lugares mais bonitos são na Macedônia, especialmente em Salónica e Kastoria e no Peloponeso, onde a meta mais interessante são as ruínas da cidade de Mystras, a sede do Despotado da Morea, mas onde há também uma série doutros centros de interesse. Na Grécia central entre os lugares mais bonitos para visitar há Meteora, uma maravilha artístico-natural, que agora é um dos símbolos do país.
Os castelos e fortalezas venezianas encontrados ao longo das costas do país e em quase todas as ilhas são outro testemunho da história variada grega com os mais belos encontrados ao longo das costas do Peloponeso e Creta. Há também restos da dominação otomana. Outra curiosidade da Grécia é a república monástica, que está localizada na península oriental da península Calcídica: o Monte Athos.
Grécia é conhecida principalmente por seu mar belo e as centenas de ilhas, que tornam o país único. No oeste são as ilhas verdes iônicas, onde a influência veneziana é visível nos centros históricos de cidades e de fortalezas, que os dominam.
Mas é no Mar Egeu, onde existe a maioria das ilhas. Aqui estão as ilhas Cíclades. As mais famosas são Míconos e Santorini, metas mundanas e de divertimento desenfreado. De frente à Turquia há o arquipélago do Dodecaneso com a ilha de Rodes, possessão italiana até o final da II Guerra Mundial. Ao norte perto da costa turca há as ilhas de Lesbos, Chios e Samos, antigas possessões genoveses. No extremo sul do Mar Egeu fecha o arco das ilhas gregas a ilha de Creta, lar da civilização minóica.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.