A ilha de Curaçao é agora um país constituinte do Reino dos Países Baixos. Até 2010 fazia parte das Antilhas Neerlandesas (Nederlandse Antillen), de que Curaçao é a ilha maior e a mais populosa com 444 quilômetros quadrados.
Curaçao está localizada ao norte da costa de Venezuela entre as ilhas de Aruba e Bonaire, que são respectivamente localizadas a oeste e a leste. Localizada a 20 km a sudeste de Curaçao é a pequena ilha desabitada de Klein-Curaçao.
A cidade principal da ilha de Curacao é a cidade de Willemstad. Por causa da beleza de sua cidade velha – especialmente o centro da cidade e o porto faz parte do Património Mundial da UNESCO.
Curaçao é uma ilha bastante plana e árida, formada por uma savana semi-árida, onde crescem plantas suculentas como os cactos. Do lado noroeste é a mais alta montanha da ilha: o Christoffelberg com 375 metros.
A costa da ilha é no nordeste rochosa e selvagem. É muitas vezes varrida pelo vento e por ondas do mar, enquanto que na costa sudoeste é protegida do vento e das ondas. Nesta área existem várias praias e lagoas.
Os principais setores da economia de Curaçao são o refino de petróleo, o turismo e os serviços financeiros. A agricultura é de menor importância, mas são cultivados sisal, frutas cítricas, e aloe. Um produto típico da ilha é o Curaçao, um licor feito com a casca da laranha. É uma espécie de laranja típica da ilha.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 444 km².
- População: 142.180 (situação em 2010): mulatos (descendentes de europeus e africanos) 85%, outros 15%.
- Capital: Willemstad
- Línguas oficiais são o Neerlandês e o Papiamento, uma língua crioula formada pela fusão de elementos do Espanhol, do Português, do Neerlandês, do Inglês e de dialetos africanos. O Inglês e o Espanhol são amplamente utilizados.
- Religião: Cristãos 95%: Católicos 85%, Protestantes 10%; Judeus 1%.
- Moeda: Florim das Antilhas Neerlandesas (ANG)
- Fuso horário: UTC-4.