As Ilhas Comores (Union des Comores/Udzima wa Komori/União das Comores) são uma república federal insular da África Oriental, que tem por capital a cidade de Moroni. Uma antiga colónia francesa, o arquipélago está localizado no Oceano Índico a norte do Canal de Moçambique entre o Madagáscar e a costa oriental da África.
As Ilhas Comores são um arquipélago de ilhas vulcânicas, formado por três ilhas principais (Grande Comore/Ngazidja com 1.148 km², Anjouan/Nzwani com 424 km², Mohéli/Mwali com 290 quilómetros quadrados. Mayotte/Maore, a quarta ilha, que faz parte do arquipélago, mas não desta União, é um departamento francês.
As principais cidades são a capital Moroni em Grande Comore; Mutsamudu na ilha de Anjouan e Fomboni na ilha de Mohéli.
As ilhas Comores são ilhas montanhosas de origem vulcânica e a ilha principal de Grande Comore tem um cone vulcânico ainda ativo: o vulcão Karthala com 2.361 metros é a montanha mais alta de todo o arquipélago.
O país é pobre e superpovoado. Os principais recursos económicos são os produtos agrícolas como baunilha, sisal, coco, copra, ylang-ylang, cereais, batata doce, arroz e mandioca ao lado da pecuária e pesca. O turismo podia tornar-se um potencial interessante depois da criação duma infra-estrutura turística.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 1.862 km²: Área arável: 44,8%, prados e pastagens 6,7%, florestas e arbustos 17,9%, erra inculta e improdutiva 30,6%
- População: 800.000 (censo de 2010): árabes misturados com africanos, asiáticos e malgaches
- Capital: Moroni.
- Línguas oficiais: As línguas oficiais são o shikomor, o francês e o árabe.
- Religião: muçulmana 98%.
- Moeda: Franco comorense (KMF).
- Fuso horário: UTC+3 horas