O Estado da Cidade do Vaticano (Status Civitatis Vaticanae, Stato della Città del Vaticano) é tudo o que resta dos Estados Pontifícios, que se estenderam por parte do centro e do norte da Itália, incluindo grandes partes do Lácio, Úmbria, as Marcas e Emília-Romanha.
Este pequeno Estado é o menor estado independente do mundo e está localizado dentro da cidade de Roma. É tudo o que resta do poder temporal da Igreja Católica. O Estado da Cidade do Vaticano foi criado em 1929 como resultado do Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e o papa Pio XI.
Este pequeno território é formado pela Basílica de São Pedro, pelos Museus do Vaticano, pela Praça de São Pedro e pelos Jardins do Vaticano, incluídos dentro das paredes leoninas.
O Vaticano administra também algumas igrejas e palácios situados na cidade de Roma (um total de onze edifícios, incluindo as basílicas de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo extra-muros) e a residência de verão do Papa em Castel Gandolfo. O Vaticano é o centro do poder da Igreja Católica.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 0,44 km²
- População: 800
- Capital: Cidade do Vaticano
- Língua: As línguas oficiais são o latim e o italiano
- Religião: catolicismo (100%)
- Moeda: Euro (EUR)
- Fuso horário: UTC +1, Verão UTC+2.