O Cervino com 4.478 metros, chamado Mont Cervin em francês, Monte Cervino em italiano e Matterhorn em alemão é um dos mais famosas e mais fotografadas montanhas da Europa. Está localizado nos Alpes Centrais na fronteira com a Itália (Vale de Aosta) e a Suíça (Cantão de Valais) ao longo dos Alpes Peninos acima das vilas de Breuil-Cervinia na Itália e Zermatt na Suíça.
A montanha é composta por rochas cristalinas metamórficas (gnaisses e xistos) e eleva-se com a forma duma pirâmide, que domina para o norte a bacia de Zermatt e ao sul a de Breuil-Cervinia. Existem inúmeros glaciares, todos de proporções modestas: Do lado italiano os glaciares do Cervino, da Forca, do Leone e do lado suíço os de Furgg, do Matterhorn e do Tiefenmatten. O Cervino/Matterhorn foi escalado pela primeira vez em 1865 por E. Whymper.
O lado mais belo do Cervino/Matterhorn é o que pode-se admirar a partir de Zermatt do lado suíço. Desta parte é muito recomendado viajar ao longo do caminho de ferro do Gornergrat e entre a estação de Rotenboden e a estação de Riffelberg e continuar a pé ao longo do caminho Riffelseeweg, que leva ao lago Riffelsee, em cujas águas reflete-se o Cervino/Matterhorn.
Outra excursão interessante parte de Blauherd e vai para baixo ao longo do caminho Seenweg e do Gourmetweg para Zermatt. Neste itinerário poderá admirar vários lagos alpinos, incluindo o mais bonito, o Grindjisee, um lago cercado por árvores, em cujas águas reflecte-se o Cervino/Matterhorn.
GRINDJISEE, CERVINO – MATTERHORN
O Grindjisee é um lago alpino, que encontra-se ao longo do caminho, chamado Seenweg, que conecta as estações Blauherd com 2.571 metros e Sunnega Paradise com 2.288 metros da gôndola do Rothorn Paradise. A trilha tem um comprimento de 8 km e é transitável entre junho e setembro.
A trilha passa através da morena de detritos do glaciar Findeln e logo após chega ao pequeno lago Grindjisee, rodeado por pinheiros, em cujas águas reflecte-se o majestoso Cervino/Matterhorn com 4.478 metros.
RIFFELSEE, CERVINO – MATTERHORN
O Riffelsee é um lago alpino, que encontra-se ao longo do caminho, chamado Riffelseeweg, que conecta as estações Rotenboden com 2.815 metros e Riffelberg com 2.582 metros da ferrovia do Gornergrat. A trilha tem um comprimento de 3 km e está aberta entre julho e outubro.
Além da bela paisagem de picos, incluindo 29 picos com mais de 4.000 metros e glaciares, que podem ser vistos ao longo do caminho. A atração principal é o pequeno lago Riffelsee, em cujas águas reflecte-se o majestoso Cervino/Matterhorn com 4.478 metros.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.