Broome está localizada ao longo da costa noroeste da Austrália ao sul da Terra de Dampier (Dampier Land) e a oeste das montanhas selvagens de Kimberley, das quais Broome é a porta de entrada no sul. Fundada na década de 1880 como o porto de pérolas, tornou-se o centro de atração para muitos imigrantes, que vieram para cá para trabalhar na indústria próspera de pérolas.
O território da vila foi originalmente habitado por tribos indígenas dos Yawurru. Os primeiros europeus descobriram a região de Broome no final do século XVII. Mas a vila foi fundada apenas em 1883 e foi chamada Broome em homenagem ao então governador da colónia de Austrália Ocidental/Western Australia Frederick Broome. Por causa do comércio de pérolas alguns anos mais tarde a vila passou por um rápido desenvolvimento, atraindo trabalhadores migrantes da Austrália inteira e mesmo do Japão e da China. No centro da vila há um bairro chinês com lojas, restaurantes e bares.
Broome é agora uma pequena vila de 15.000 habitantes, famosa por ser a mais importante estância balnear na costa norte da Austrália Ocidental. A cidade é conhecida pela bela praia de Cable Beach, uma longa extensão de areia branca, que está localizada a 7 km do centro da vila e oferece pores do sol espetaculares. Cable Beach estende-se por 20 km, sendo uma grande praia banhada pelas águas cristalinas do oceano Índico. Cable Beach é uma das praias mais famosas da Austrália.
Outra praia famosa de Broome é a Roebuck Bay, que está localizada na costa oriental. Aqui param milhares de aves migratórias. Nesta praia uma das curiosidades para observação é o fenômeno do Stairway to the Moon (Escada para a Lua), um fenômeno da ascensão da lua cheia. No caso duma lua cheia e uma maré a favor do reflexo da lua cheia no fundo do mar molhado cria a aparência visual duma escada para a lua.
Outras atrações incluem o Crocodile Park, dedicado aos crocodilos, e o Broome Bird Observatory. A apenas 7 km do centro da vila há para os amantes de dinossauros o Gantheaume Point, onde na maré baixa é possível ver as pegadas fósseis de dinossauros,que datam de 130 milhões de anos atrás.
A vila de Broome é a porta de entrada para as montanhas Kimberley, uma das regiões mais selvagens da Austrália Ocidental. A partir daqui é possível continuar a leste ao longo do Great Northern Highway e também do Gibb River Road.
Broome está ligada ao resto da Austrália a partir dum aeroporto internacional, o Broome International Airport (BME), que tem voos para Perth, Darwin e outras cidades da Austrália.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.