A ilha de Bonaire é hoje um município especial do Caribe Neerlandês (Caribisch Nederland) e faz parte do Reino dos Países Baixos. Até 2010 fazia parte das Antilhas Neerlandesas (Nederlandse Antillen).
Bonaire está localizado ao norte da costa de Venezuela a leste da ilha de Curaçao. A ilha tem uma extensão de 288 km² e é povoada por cerca de 15.000 habitantes e é servido por um aeroporto internacional: o Flamingo International Airport. O turismo é o maior sector da economia de Bonaire.
A ilha de Bonaire é habitada por pouco mais de 15.000 habitantes, em sua maioria mulatos, mas há também europeus, sobretudo neerlandeses, latino-americanos e negros. Os habitantes de Bonaire falam a 75% Papiamento como primeira língua. O papiamento é uma língua crioula que é composta de uma mistura de línguas como o Espanhol, o Português, o Neerlandês, o Inglês e dialetos africanos. Cerca de 12% dos habitantes da ilha de Bonaire falam o espanhol como primeira língua, enquanto 9% falam o neerlandês como língua materna.
A localidade principal da ilha de Bonaire é a cidade de Kralendijk. Ao longo da costa de Bonaire estão belas praias e recifes de corais. Toda a costa da ilha foi declarada um santuário marinho. O interior da ilha é árida. Há também alguns lagos de água salgada. O ponto mais alto de Bonaire é o Monte Brandaris com 240 metros. Perto da costa do sudoeste fica a pequena ilha desabitada de Klein Bonaire com 6 km².
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 294 km².
- População: 15.666 (situação em 2010)
- Localidade principal: Krakendijk
- Línguas oficiais: O Neerlandês e o Papiamento, uma língua crioula formada pela fusão de elementos do Espanhol, do Português, do Neerlandêes, do Inglês e de dialetos africanos. O Inglês e o Espanhol são amplamente utilizados.
- Religião: Cristãos 87%: Católicos 77% e Protestantes 10%.
- Moeda: Dólar americano (USD)
- Fuso horário: UTC-4.