Atenas, a capital da Grécia, é localizada na província de Ática e sua área metropolitana é espalhada sobre a maior parte do território da Ática. A cidade é cercada das montanhas Egaleo, Parniths, Penteli e Imittos. Juntamente com seus subúrbios e a cidade vizinha de Pireu, que é o porto de Atenas, a cidade de Atenas forma uma grande área metropolitana, que é o lar de 3,7 milhões de pessoas.
Atenas é uma cidade cheia de contradições. De origem antiga a área da acrópole foi habitada desde tempos neolíticos. Tornou-se a capital da Grécia moderna em 1834. Na época clássica Atenas tornou-se o centro religioso e artístico de toda a Grécia. A cidade foi embelezada com numerosos edifícios públicos e religiosos, alguns dos quais são ainda hoje visíveis.
A Acrópole da cidade foi inserida em 1987 na lista do património mundial da UNESCO com quatro obras-primas da arte grega clássica: o Partenon, o Propileu, o Erecteion e o Templo de Atena Nike.
METRO E TRANSPORTE URBANO DE ATENAS
Metro: O metro da cidade é formado por três linhas, que se estendem para um total de 76 km. As linhas são ou subterrânea ou de superfície.
A Linha 1 liga o centro da cidade a Pireu e com o subúrbio norte de Kifissia. A Linha 2 é a mais curta, passa também pelo centro histórico e conecta Antonios Aghios e Aghios Dimitrios. A Linha 3 começa a partir do distrito ocidental de Egaleo, para chegar à cidade velha e continuar para o leste e o Aeroporto “Eleftherios Venizelos”.
Ferroviária suburbana: A Ferroviária suburbana estende-se por 120 km, ligando Atenas para o Aeroporto Internacional de Atenas “Eleftherios Venizelos”, Atenas para Corinto e Corinto para o Aeroporto Internacional de Atenas “Eleftherios Venizelos”.
Elétrico, autocarro, tróleibus: Atenas tem uma boa rede de eléctricos de 26 km de extensão, que liga o centro da cidade com os bairros costeiros do Ghlyfada e Faliro. A rede de autocarros e tróleibus é extensa e reúne todos os distritos da cidade e sua região metropolitana. São 350 linhas, que compõem a rede de transportes públicos em Atenas.
– Atenas As atrações turísticas: o que visitar
Texto português corrigido por Dietrich Köster.