O Afeganistão é um país rico em tradições, história e belezas naturais. Existem vales verdes e ásperos planaltos do deserto, majestosas montanhas e planícies desérticas. Há vestígios interessantes de civilizações antigas e, o país tem um rico mosaico étnico de diferentes povos de tradições e folclore originais e intactas.
A UNESCO tem incluído dois sítios afegãos no patrimônio mundial: o Minarete e vestígios arqueológicos do Jam (desde 2002) e a Paisagem Cultural e as vestígios arqueológicos do Vale de Bamiyan (desde 2003). Ambos os lugares foram inscritos na lista de sítios em perigo de extinção, devido ao estado de guerra civil no país.
O minarete de Jam, 65 metros de altura, é uma estrutura surpreendente, que data do século XII. Coberto por uma elaborada estrutura de tijolos com azulejos azuis na parte superior, é digno de nota para a qualidade de sua arquitetura e decoração, que representa o ponto culminante da tradição arquitetônica e artística nesta região do Afeganistão. Sua beleza é acentuada pela sua localização num dramático e profundo vale dum rio entre altas montanhas no coração da província de Ghur.
A paisagem cultural e os vestígios arqueológicos do Vale de Bamiyan fazem parte do património cultural budista da Bakhtria. Neste vale são inúmeros mosteiros e santuários budistas, e edifícios fortificados do período islâmico. Duas estátuas de Buda em pé, infelizmente foram destruídas pelos Talibãs em Março de 2001.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.