Home / Oceania / Polinésia Francesa / Moorea: uma ilha com montanhas espetaculares

Moorea: uma ilha com montanhas espetaculares

Moorea com 14.700 habitantes é uma ilha montanhosa de origem vulcânica, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa 17 km ao noroeste de Taiti. Moorea é uma ilha cheia de picos de montanha, que torna a paisagem única. A ilha mede 134 quilómetros quadrados e o seu pico mais alto é o Monte Tohiea com 1.207 metros.

O coração da ilha é formado por outras montanhas, muitas vezes em formas bizarras. Entre elas há a montanha Rotui com 899 metros, o Monte Mouaroa com 880 metros, o Monte Mouaputa com 830 m, o Monte Tearai com 770 metros e a montanha Tautuapae com 769 metros. A ilha não é caracterizada apenas pelas montanhas mas também por duas baías famosas: A baía de Cook e a baía de Opunohu, que encontram-se paralelamente ao longo da costa norte.

A ilha é habitada ao longo da costa e tem um interior montanhoso e selvagem. Os principais povoados são os de Maharepa, Hauru, Paopao, Teavaro, Papetoai, Haapiti, Afareitu, Tiaia e Vaiare. As planícies são escassas e estão localizadas na costa. A ilha é o resto duma antiga cratera vulcânica, que caiu no mar.

Um recife de coral circunda a ilha completamente, mas tem várias aberturas. Existem quatro aberturas principais, localizadas no porto de Vaiare, nas baías de Cook e de Opunohu e no extremo sul. Alguns ilhéus, que os polinésios chamam motu, estão localizados perto da ponta noroeste da ilha.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM MOOREA

A verdadeira beleza de Moorea são as suas montanhas verdes e as duas baías de Cook e de Opunohu. Mas a ilha tem também praias belas e uma lagoa cheia de vida.

As montanhas de Moorea com suas formas originais criam um cenário único no mundo. Aqui estão a montanha Mouaputa com 830 m, onde o observador atento vai descobrir um buraco em sua parte superior, a forma bela e pitoresca do Monte Mouaroa com 880 metros e a imponente montanha Tohivea com 1.207 metros, o pico mais alto da ilha.

Para a visita completa da ilha é recomendado alugar um carro ou um moto. A volta completa é de 60 km. A estrada segue sempre a linha costeira. Por isso o terreno é bastante plano com exceção duma subida para a praia de Teavaro-Temae. Pode fazer também o passeio de bicicleta, mas é melhor usar segmentos mais curtos. O carro ou moto é necessário para chegar ao Belvedere, porque ele está localizado na parte superior e a estrada é muito íngreme.

Para obter uma visão geral das montanhas da ilha e das duas baías, que a caracterizam, tem que subir ao Belvedere, um local pitoresco perto do centro da ilha. A partir daqui pode admirar de leste a oeste: A montanha Mouaputa e a Baía de Cook. Em frente está localizado o Monte Rotui, que separa as duas baías. Para a esquerda fica a Baía de Opunohu e em seguida há vários picos, incluindo o de Monte Mouaroa. Atrás do miradouro há a montanha mais alta da ilha: o Monte Tohivea. É a aparência atual do que resta do vulcão de Moorea. Entrou parcialmente em colapso. As duas baías representam o que antes era a base da cratera, enquanto as montanhas ao redor são os restos da crista do vulcão.

Ao longo da estrada, que leva ao Belvedere, aconselha-se parar para visitar a área dos antigos marae do vale de Opunohu. Foram construídos entre os séculos XIII e XVIII. O mais impressionante é o Marae Titiroa, que está localizado perto da área de estacionamento. Um caminho marcado leva para as plataformas de pedra para o Marae Ahu e Mahine e outros marae menores. Voltando à estrada principal encontramos um outro marae: O Marae Afareaito com outras plataformas sagradas antigas.

A melhor praia da ilha é a de Teavaro-Temae, uma praia pública, que vai do aeroporto para o Hotel Sofitel Ia Ora. A praia está localizada do lado nordeste da ilha e enfrenta a ilha de Taiti com suas montanhas de mais de 2.000 metros. Outra praia de difícil acesso por causa dos muitos hotéis, localizados na área, encontra-se na Ponta Hauru. Ela enfrenta na parte norte os três motu Fareone, Tiahura e Irioa.

Outros locais a visitar em Moreea são a igreja octogonal de Papetoai na entrada ocidental da Baía de Opunohu. É um belo edifício religioso octagonal de 1870. Ao longo da costa oeste entre Punta Hauru e Haapiti estão localizados em frente do mar as ruínas do Marae Nuurua, que têm duas pedras sagradas com petroglifos. No extremo sul da ilha a uma curta distância da Ponta Nuupere fica o Marae Nuupere. É difícil visitar-lo, pois está localizado dentro duma propriedade privada.

O Marae mais antigo de Moorea, o Marae Umarea, que data do século X, está localizado em Afareaitu ao longo da costa leste. Aquele, que olha para Taiti, é o marae localizado perto da costa. Em Afareaitu pode seguir uma estrada, que leva para o interior. Ao longo do vale do rio Vaioro chega às cachoeiras de Afareaitu. Para os amantes de caminhadas existem várias rotas a serem feitas, incluindo uma, que leva ao Monte Mouaputa, e o caminho circular ao longo da crista do vale de Opunohu.

COMO CHEGAR A MOOREA: VOOS E BALSAS

AVIÃO: As ligações aéreas entre Taiti e Moorea são feitas pela Air Moorea, que leva entre 15 e 17 voos por dia entre as duas ilhas. Os voos são operados praticamente a cada hora e às vezes a cada meia hora.  Os voos são realizados entre as 6 da manhã e as 19 da noite. O voo dura 10 minutos.

Moorea é ligada pelo Air Tahiti por voos diretos diários ou com escalas nas ilhas de Bora Bora, Huahine e Raiatea. O aeroporto de Moorea está localizado na ponta nordeste da ilha, que enfrenta Taiti

FERRY: Graças à sua proximidade com Taiti os meios mais utilizados para chegar a Moorea são os ferries e os ferries rápidos. Há duas empresas, que realizam o serviço entre Taiti e Moorea: a Aremiti Ferry e a Moorea Express. Ambos têm ferries regulares e ferries rápidos.

O Aremiti é uma balsa, que pode transportar até 450 passageiros e 100 carros e leva 50 minutos de Taiti para Moorea. O Aremiti Ferry faz entre 3 e 5 viagens por dia. O Fast Ferry Aremiti 5 tem uma capacidade de 630 passageiros e 30 carros, leva apenas 30 minutos e faz 5 a 7 viagens por dia.

O Moorea Express é um catamarã rápido, que liga as duas ilhas em 30 minutos, transporta até 306 passageiros e motos e faz 6-7 viagens por dia. O Moorea Ferry é um ferry regular, que transporta até 350 passageiros e 62 carros, e faz 3 a 4 viagens por dia. A viagem dura uma hora.

Moorea clima: quando ir para Moorea.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.