Uma ilha com uma forma particular com quatro penínsulas longas, que ramificam-se a partir dum único órgão central, o que faz com que pareça um polvo. Sulawesi (Celebes) está localizada entre a ilha de Bornéu a oeste e as Molucas a leste, enquanto as Filipinas encontram-se para o norte e para o sul fica a ilha de Flores. Ao longo da costa há baías variadas e amplas. Entre as duas penínsulas do sul fica o Golfo de Bone, para o leste existe o Golfo de Tolo, enquanto a norte trata-se do grande Golfo de Tomini.
Sulawesi, muitas vezes chamada também pelo nome de Celebes, tem uma área de 174.600 km². É uma ilha selvagem e montanhosa ainda pouco conhecida pelos turistas, que visitam muitas vezes apenas a parte sul, sobretudo a Tana Toraja, que é a região do povo Toraja, famoso por suas cerimônias fúnebres e para as suas construções em forma de barco. As duas cidades principais da ilha são Makassar no sul e Manado, que está localizada no final da península norte da ilha.
O interior da ilha é montanhoso e coberto por florestas com inúmeros lagos e picos com mais de 3.000 metros de altura. O pico mais alto da ilha é o Monte Rantemario com 3.478 metros, localizado na parte centro-sul de Sulawesi. Entre os maiores lagos são o Lago Towuti com 561 km², o Lago Tempe com 350 km² e o Lago Poso com 323 km².
COMO CHEGAR A SULAWESI (CELEBES)
O aeroporto mais importante de Sulawesi é Makassar (Sultan Hasanuddin International Airport/UPG), que tem voos para a maioria das ilhas da Indonésia. Sulawesi é facilmente acessível a partir da ilha de Bali. O voo entre Makassar e Bali dura apenas uma hora.
O outro aeroporto grande da ilha é a Manado (Sam Ratulangi International Airport/MDC), que tem voos para alguns destinos da Indonésia, para Singapura e as Filipinas.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.