O Brunei (Negara Brunei Darussalam) é um pequeno sultanato localizado na costa norte da ilha de Bornéu. O território do Estado é constituído por duas secções distintas, divididas por uma faixa de território pertencente a Sarawak (Malásia). A capital é Bandar Seri Begawan.
O país é lavado ao norte pelo Mar da China Meridional e faz fronteira a leste, sul e oeste com a Malásia (Sarawak). Rico em florestas tropicais o território do país é caracterizado por uma planície costeira. Coberto por pântanos extensos e por uma região montanhosa interior, o pico mais alto do país é o Monte Bukit Pagon com 1.850 metros.
Os rios, dos quais o maior é o Belait, correm para o norte e deságuam no Mar da China Meridional. Graças aos seus depósitos marinhos de petróleo, Brunei é um dos países mais ricos do Sudeste Asiático. Ao lado de petróleo é extraído gás natural.
A agricultura e a silvicultura produzem bananas, arroz, cana-de-açúcar e borracha. São importantes também a exploração florestal (madeira), a pecuária (búfalos, porcos, cabras, aves) e a pesca. A indústria do país voltou-se para a petroquímica, os alimentos, a madeira e a borracha.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 5.765 km²: Área arável 1%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 78%, terra inculta e improdutiva 20%
- População: 390.000 (dados de 2007) – malaios 67%, chineses 15%, indígenas (Dayaks) 6%, indianos
- Capital: Bandar Seri Begawan.
- Língua oficial: A língua oficial é o malaio. São falados também o inglês e o chinês.
- Religião: confissão muçulmana 67%, budista 10%, cristã 8%
- Moeda: Dólar de Brunei (BND)
- Fuso horário: UTC+8 horas.