O Butão (Druk Yul) é uma pequena monarquia da Ásia do Himalaia, situado na encosta sul do Himalaia Oriental, limitado a norte e noroeste pela República Popular da China, a leste, sul e sudoeste pela Índia. A capital é a vila de Thimphu. O país está encravado entre a China e a Índia ao longo do sopé leste das montanhas do Himalaia.
O território de Butão é formado quase exclusivamente por montanhas. Ao sul perto da fronteira com a Índia há uma área plana e indo para o norte a terra é caracterizada por planaltos e montanhas, que elevam-se mais de 3.000 metros. Nesta área reside a maior parte da população de Butão.
No extremo norte do país junto à fronteira com a China, erguem-se as montanhas do Himalaia, que em diferentes pontos sobem mais de sete mil metros. Nesta área fica a montanha mais alta do Butão: o Gangkhar Puensum com 7.570 metros.
O país depende economicamente da Índia. Na base da economia pobre há a agricultura (arroz, trigo, milho, cevada, milho, batata e frutas) e a pecuária (bovinos, iaques, ovelhas). Um certo desenvolvimento possui a indústria têxtil e a exploração de madeira. O setor do turismo é cada vez mais importante.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 47.000 km²: Área arável 3%, prados e pastagens 6%, florestas e arbustos 66%, terra inculta e improdutiva 25%
- População: 672.000 (dados de 2005) – butaneses 74%, nepaleses 25%
- Capital: Thimphu.
- Língua oficial: A língua oficial é o butanês (Dzonga).
- Religião: confissão budista 75%, hindu 24%, cristã 1%
- Moeda: Ngultrum (BTN), também a Rúpia indiana (INR)
- Fuso horário: UTC+6 horas