O Iêmen (Al-Jumhuriya al-Yamaniya, República Árabe do Iémen) é uma república árabe com Sanaa como capital. O país é localizado no extremo sudoeste da Península Arábica e é banhado pelo Mar Vermelho a oeste e ao sul pelo Golfo de Aden (Oceano Índico) e limitado a norte pela Arábia Saudita e a leste pelo Omã.
O território do Iêmen inclui numerosas ilhas, a maior das quais é a ilha de Socotorá com 3.796 quilómetros quadrados, localizada no Oceano Índico a 400 quilómetros ao sul da costa do Iêmen e 250 quilómetros a leste da costa de Somália. Entre Socotorá e a costa africana encontram-se outras três ilhas: Abd al Kuri com 133 km², Samhah com 40 km² e Darsah com 16 km².
Outras ilhas pertencentes ao Iêmen são no Mar Vermelho: as ilhas Hanish, a ilha Kamaran com 108 km² e a ilha de Perim com 13 km², localizadas no estreito de Bab el-Mandeb. O território do Iêmen é em grande parte montanhoso. A região oeste, que tem vista para o Mar Vermelho, consiste dum platô, cultivado em terraços, onde caem chuvas entre 600 e 1.000 mm por ano. É a área mais próspera do país. A costa oeste ao longo do Mar Vermelho por outro lado é caracterizada por um deserto semi-árido e seco: o Tihāma.
O centro do país é formado por terras altas, que encontram-se numa altura de 2.000 metros e são caracterizadas por chuvas irregulares e menos abundantes do que as das montanhas ocidentais. Aqui fica também a capital Sanaa, perto da qual sobe a montanha mais alta do Iêmen: o Jabal an Nabi Shu’ayb com 3.760 metros. Para o leste do planalto central em altitudes inferiores a 1.000 metros encontra-se o deserto de Rub’ al-Khālī, um deserto de areia extremamente árido. Perto da costa do Oceano Índico ergue-se a cordilheira de Hadhramaut, sulcada por vales profundas.
O Iêmen é um país com uma economia agrícola. A agricultura (cereais, frutas cítricas, bananas, datas, tabaco, algodão, café e qat), a pecuária (caprinos, ovinos, gado) e o setor da pesca são a base da economia. A indústria e os recursos minerais (cobre, petróleo) são escassos. O porto de Aden tem importância considerável pela sua localização estratégica perto da boca do estreito de Bab al-Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 527.968 km²: Área arável 3%, prados e pastagens 30%, florestas e arbustos 4%, terra inculta e improdutiva 63%
- População: 22.230.000 (dados de 2007)
- Capital: Sanaa.
- Língua oficial: A língua oficial é o árabe.
- Religião: muçulmana 99%.
- Moeda: Rial iemenita (YER)
- Fuso horário: UTC+3 horas.