A República de San Marino (Serenissima Repubblica di San Marino) é um estado independente formado por 9 municípios (Castelli). Está localizada na península italiana entre as Marcas e Emília-Romanha. San Marino não faz parte da União Europeia.
O pequeno país está localizado na cadeia dos Apeninos e o seu terreno é em grande parte montanhoso. O Monte Titano é o pico mais alto chegando a 749 metros acima do nível do mar. As principais fontes de renda na economia de San Marino são o turismo e o sector bancário.
A antiga cidade é de origem medieval. San Marino conseguiu manter durante séculos a sua autonomia e independência, apesar dos objectivos de anexação dos Estados Pontifícios, cujo território totalmente rodeava a pequena república.
San Marino é a mais antiga república do mundo. A sua constituição remonta ao século XVI. A língua oficial deste pequeno país é o italiano.
O país conseguiu preservar a sua independência ao longo dos séculos. A cidade medieval foi construída sobre três castelos localizados no Monte Titano: a Rocca ou Guaita, o Fratta e Montale. Durante o século XV San Marino era um aliado da família Montefeltro, mas no início do século XVI foi ocupado por um curto período por Cesare Borgia. A nação, depois de recuperar a sua independência, foi capaz de evitar as tentativas de anexação dos Estados Pontifícios.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 61 km²
- População: 31.000. Samarineses (85%), Italianos (10%)
- Capital: San Marino
- Língua: A língua oficial é o italiano.
- Religião: catolicismo.
- Moeda: Euro (EUR)
- Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2).