Chipre (Kypriakí Dimokratia/Kibris Cumhuriyeti/República de Chipre) é uma ilha situada no leste do Mediterrâneo ao sul da Turquia. Em 1983 a parte norte da ilha – ocupada pela Turquia desde 1974 – foi proclamada República Turca de Chipre do Norte (3.355 km², 190.000 habitantes), reconhecida apenas pela Turquia.
A zona sul – a comunidade cipriota grega de Chipre – faz parte da União Europeia. Actualmente negociações estão em curso para resolver o problema da divisão da ilha. A capital de Nicósia no centro da ilha é dividida em duas áreas: a grega no sul e a turca no norte. Famagusta está localizada na República Turca de Chipre do Norte e Limassol e Larnaca pertencem à parte grega da ilha.
As montanhas de Chipre são formadas por duas cadeias de montanhas que correm de oeste a leste. A cadeia do norte ultrapassa apenas ligeiramente os 1.000 metros pelo monte Kyréneia ou Pentadáutylos com 1.023 metros. A cadeia do sul tem o pico mais alto da ilha, que é o Monte Troodos nas montanhas do Olimpo, que atinge 1.953 metros. Entre as duas cadeias abre-se uma grande depressão, a Mesaria ou Mesoaria, que é a única parte plana da ilha.
Chipre tem uma economia agrícola próspera. A agricultura possui um número significativo de trabalhadores. Se cultiva frutas cítricas, cereais, azeite, vinho, legumes e batatas. Nos últimos anos o sector financeiro tornou-se juntamente com o turismo a força motriz da economia da ilha.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Superfície: 9.251 km²
- População: 730.000: greco-cipriotas 80%, turco-cipriotas 18%, minorias de árabes e armênios
- Capital: Nicósia
- Línguas oficiais: As línguas oficiais são o grego e o turco.
- Religião: A população de origem grega é cristã ortodoxa 80%; a população de origem turca é muçulmana 18%.
- Moeda: Euro (EUR)
- Fuso horário: UTC+2, no verão UTC+3.