A Islândia (Lýdveldid Ísland) é uma república parlamentar situada no Norte da Europa numa ilha perto do Círculo Polar Ártico entre 63° Latitude N e 66° Latitude N a uma distância de 260 km da Groenlândia e de 1.000 km da Noruega. A ilha foi colonizada pelos Viquingues no século IX, eles estabeleceram assentamentos permanentes lá. Islândia era uma colônia dinamarquesa desde a Idade Média e permaneceu assim até meados do século XX. Islândia, de fato, tornou-se independente da Dinamarca, em 1944, após um plebiscito.
A paisagem islandesa é estéril com uma aparência quase duma paisagem luar , mas bonito e mesmo encantador com uma natureza áspera, com geleiras, cachoeiras, vulcões, montanhas, planaltos e rios. Por causa da beleza da paisagem o turismo de natureza é um recurso importante para a Islândia, mas a economia da Islândia é baseada ainda principalmente na pesca e actividades conexas.
A Islândia está repleta de muitos vulcões (mais de 200) – alguns ainda ativos – e de enormes glaciares. São os maiores da Europa, incluindo o Vatnajökull no sudeste da ilha, que mede 8.456 km². O interior da ilha é formado por um vasto planalto que junto à costa sul atinge 2.119 metros de altitude com o Monte Hvannadalshnukur.
Existem mais de 6.000 km de costa. No sul a costa está baixa e arenosa, enquanto em outras áreas é alta e rochosa. Há fiordes irregulares e penhascos íngremes. Os rios, incluindo o mais longo, que é Thjórsá, têm um regime bastante regular, mas influenciado pelo degelo. Seus cursos são muitas vezes marcados pela presença de cachoeiras, algumas das quais estão entre as atrações mais bonitas e mais visitadas do país.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Superfície: 102.810 km²
- População: 293.000
- Capital: Reiquiavique (Reykjavik)
- Língua oficial: O Islandês. Muito comum é o Inglês.
- Religião: Igreja Evangélica Luterana (Religião de Estado).
- Moeda: Coroa islandesa (ISK)
- Fuso horário: UTC 0, Verão (UTC+1)