O outono está entre as mais belas estações do ponto de vista fotográfico. Neste período a natureza cria cores indescritíveis graças à presença de árvores de folha caduca. As folhas dessas árvores começam a mudar de cor e depois caem. Isso geralmente ocorre durante os meses de setembro e outubro no hemisfério norte e em abril e maio no hemisfério sul. Entre os destinos mais famosos do mundo para as cores das folhas no outono há o sul do Canadá (Québec), algumas áreas do norte dos Estados Unidos da América (cadeia das montanhas dos Apalaches), a Argentina e o Chile. Na Europa encontramos a Escandinávia, uma boa parte das áreas arborizadas do norte da Europa e da Europa Ocidental, os Alpes e os Apeninos da Itália. Além disso vale a pena de mencionar a região do Cáucaso na Rússia e na Geórgia, o Leste da Ásia, incluindo a maior parte do norte e leste da China, a Coreia, o Japão e finalmente a Ilha do Sul da Nova Zelândia.
A Patagônia argentina e chilena é uma das áreas mais interessantes para admirar este fenômeno natural. O lugar, que escolhemos, é rico em belezas naturais também noutras épocas do ano, mas sua beleza atinge seu auge durante o outono austral. O mês mais indicado é o mês de abril, quando as folhas assumem cores verdadeiramente espetaculares. Nesta temporada os turistas, que visitam esta área do mundo, são poucos em relação aos mais populares meses de verão, aqueles que vão de dezembro a fevereiro. O outono é também um bom momento, porque é muito menos ventoso, que os meses de verão, que têm temperaturas mais amenas, mas também um vento forte, que sopra incessantemente por longos períodos.
Para observar o fenômeno natural da “folhagem”, escolhemos algumas das áreas mais espetaculares do Chile e da Argentina: O Parque Nacional Torres del Paine do Chile e o Parque Nacional Los Glaciares da Argentina. Nossa viagem aconteceu entre o início e os meados de abril. As cores do outono eram muito bonitas em todas as áreas, que visitamos, mas atingiram o seu máximo, quando visitamos o Parque Nacional Los Glaciares da Argentina e em particular a área de El Chalten nas encostas do Monte Fitz Roy e Cerro Torre. Aqui o espetáculo do Monte Fitz Roy, admirado na manhã a partir da Laguna Capri e as cores das folhas das árvores ao redor, só valeram a viagem. Não muito longe até os bosques ao redor do Chorrillo del Salto tinha algumas cores espetaculares. No Chile as áreas arborizadas ao redor das Torres del Paine começaram também a colorir, mas elas estavam um pouco atrás dos bosques da parte argentina.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.