A Noruega é um país onde a beleza da natureza predomina, mas o país tem também aspectos culturais interessantes. Estes aspectos são pouco conhecidos para a maioria dos turistas, que chegam ao país, mas uma visita aos sete locais, que a UNESCO incluiu na lista do Património Mundial, permite realizar a herança cultural importante da Noruega. Dos sete locais da UNESCO seis são sítios culturais e um é um sítio natural.
Estes são os sítios do Patrimônio Mundial da Noruega: O Bryggen (zona histórica da cidade de Bergen), a Igreja de Urnes (Urnes stavkirke), a cidade mineira de Røros, as pinturas rupestres de Alta, o Vegaøyan (arquipélago das Ilhas Vega), o Arco Geodésico de Struve, os Fjordes ocidentais da Noruega, tratando-se do Fiorde de Geiranger e de Nærøyfjord.
Dois dos mais belos fiordes da Noruega estão na lista, embora provavelmente muitos outros merecem ser incluídos na lista da UNESCO também. Estes são o Geirangerfjord e o Nærøyfjord. Interessante é também a paisagem cultural de Vegaøyan, o arquipélago das Ilhas Vega, localizado ao sul do Círculo Polar Ártico. As ilhas do arquipélago e as vilas são um exemplo significativo de adaptação do homem ao clima inóspito da região Polar.
Entre os sítios artísticos são no sul da Noruega a bela igreja de madeira de Urnes, que data do século XII, que é a igreja mais antiga da Noruega e o protótipo das chamadas “stavkirke”, igrejas de madeira medievais da Noruega. Um outro sítio da UNESCO muito pitoresco é o antigo porto da cidade de Bergen, o Bryggen, feito de casas de madeira coloridas com vista para a antiga cidade portuária.
O sítio de Alta no norte da Noruega é bastante famoso por suas gravuras rupestres pré-históricas. Foram encontradas mais de 6.000, datadas entre 4200 a.C. e 500 a.C.
Outro sítio da UNESCO muito interessante é a vila mineira de Røros, localizada no centro-sul da Noruega perto da fronteira com a Suécia. Desde o século XVII é extraído aqui o cobre. Hoje a vila tem inúmeros edifícios de madeira, que datam dos séculos XVII e XVIII
O sítio da UNESCO menos interessante do país é provavelmente o Arco Geodésico de Struve, uma série de pontos de triangulação, usados no século XIX para o cálculo das medidas da Terra: 34 pontos dos originais 265 estão incluídos na lista da UNESCO. Eles são encontrados em dez diferentes países, dos quais quatro pontos existem na Noruega.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.