Aitutaki com 18 km quadrados e 2.000 habitantes está situada a 235 quilómetros ao nordeste de Rarotonga. É depois de Rarotonga a ilha das Ilhas Cook mais frequentada por turistas. Aitutaki é uma ilha bastante plana de origem vulcânica, rodeada por uma bela lagoa triangular pontilhada com numerosos ilheus (motu). O ponto mais alto da ilha é o Maungapu, uma colina, que atinge 124 metros, que é de origem vulcânica e rodeada por uma bela lagoa triangular, pontilhada com numerosos ilheus (motu).
A única aldeia da ilha é Arutanga, que está localizada no centro da costa oeste da ilha. A ilha principal está localizada na parte norte da lagoa e o recife envolve completamente Aitutaki. Somente ao longo de seu lado ocidental existe uma passagem estreita, a Arutanga Passage, em frente da qual está o pequeno porto da ilha.
COMO CHEGAR A AITUTAKI: Air Rarotonga tem voos diários de Rarotonga para Aitutaki. Pode fazer uma viagem dum dia a partir de Rarotonga. Vendo a beleza da lagoa é aconselhável ficar pelo menos duas noites em Aitutaki.
O pequeno aeroporto da ilha situa-se na sua extremidade norte. Foi construído durante a Segunda Guerra Mundial como um aeroporto militar.
AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM AITUTAKI
Todas os pequenos ilheus, que pontilham a lagoa da ilha são lugares celestiais. One Foot Island é uma pequena ilha de areia no sudeste da lagoa de Aitutaki. Pela sua beleza é provavelmente a atração mais popular da ilha. Apresenta bancos de areia branca e águas cristalinas e a sua forma assemelha-se a uma impressão do pé. Daí o seu nome.
Lugares históricos: Perto do mar na pequena aldeia de Arutanga fica a Arutanga Christian Church, construída em 1828. É a mais antiga igreja das Ilhas Cook. Existem muitos templos antigos polinésios, que salpicam a ilha. Os mais interessantes são encontrados na parte sul de Aitutaki: O Marae Tokongarangi, o Marae Poaki O Rae e o Marae Arangirea, enquanto no norte encontra-se o Marae Te Au Tapu.
Canções polinésias: De domingo não perca um culto na igreja Arutanga Christian Church para ouvir as canções magníficas polinésias.
Mergulho: O mergulho é muito popular na lagoa de Aitutaki. Um dos melhores lugares para mergulho em Aitutaki existe ao redor do grupo de Motu Maina no canto sudoeste da lagoa.
A observação de baleias: Entre julho e outubro pode ver nas águas do arquipélago as baleias jubarte (Megaptera novaeangliae).
ILHA DE MANUAE
Manuae com 6 km², localizada a 100 km ao sudeste de Aitutaki, é um pequeno atol desabitado, que consiste de dois pequenos ilheus: Manuae e Te Au O Tu têm alguns bancos de areia.
A ilha é um parque marinho, um lugar para descansar e nidificação para as aves e tartarugas marinhas. A ilha é o único ponto em que emergem do mar os restos dum vulcão enorme, que está agora debaixo da superfície do oceano. Manuae foi descoberto por navegadores europeus em 1773 e foi o explorador James Cook, que viu o primeiro a ilha. Na altura a ilha era habitada por algumas dezenas de pessoas.
Texto português corrigido por Dietrich Köster.